O projeto de arquitetura para as obras de requalificação e adaptação da “Casa do Diretor do Aeroporto” em Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria, é uma intervenção que visa a recuperação do edifício existente e a implementação da Sede da Agência Espacial Portuguesa na ilha de Santa Maria, Açores.
Este projeto de reconversão pauta-se pelo respeito pela volumetria existente com a manutenção das fachadas originais que serão recuperadas e pintadas e com a substituição da cobertura existente por uma solução também inclinada.
No interior, propõe a total remodelação e redefinição do edifício, ajustando os seus espaços à nova função. A organização espacial e funcional responde às exigências programáticas decorrentes do carácter administrativo da Sede da Agência Espacial Portuguesa, criando zonas diferenciadas de cariz mais público e de trabalho mais reservado. Assim, no piso térreo encontram-se a recepção, as salas de reuniões, os gabinetes de apoio e uma sala polivalente e o piso superior fica afeto aos gabinetes e áreas mais restritas de trabalho .
O projeto contempla ainda a reorganização da área exterior através da criação de diferentes zonas de jardim, de estacionamento e de um grande pátio que estabelece a transição entre o interior e o exterior do edifício conferindo uma continuidade visual e espacial.
O projeto para a Sede da Agência Espacial Portuguesa expressa de forma contemporânea a volumetria dos corpos existentes, ao mesmo tempo que explora as relações entre os espaços interiores e exteriores, respeitando o padrão da edificação e os valores urbanos e paisagísticos do lugar.